segunda-feira, 18 de junho de 2012

#2 - Vamos jogar Pokémon TCG?




A  expansão Emerging Powers (Poderes Emergentes, no Brasil) é a primeira da série de expansões de Black&White. Foi lançada em Agosto de 2011 e contém 98 cartas em sua coleção. Foram lançados 2 Theme  Decks para esta expansão, sendo eles o Power Play e o Toxic Tricks. O primeiro tem como Pokémon principal o Krokodile e o segundo coloca em destaque o Scolipede, por mais que muitos fãs digam que o grande trunfo do deck é o Sigyliph com seu Psychic Assalt. Nesta coleção vale a pena destacar alguns Pokémons que vieram com golpes e Abilitys interessantes, além de um item que todos são unânimes em elogiar.

1.Beartic Holo                           
O Beartic foi uma das cartas mais fantásticas lançada na expansão, pois com seu golpe Sheer Cold você consegue bloquear o ataque do seu oponente no próximo turno e ainda ataca com 50! No próximo turno, você ataca com o Icicle Crash e totaliza 130 de ataque em 2 turnos, nocauteando a maioria dos pokémons de toda a coleção Black&Wite e sem ter nenhum dano causado ao Beartic. O problema maior que vc pode encontrar é o adversário recuar o Pokémon dele pagando o custo de recuo (o que não deixa de ser uma vantagem) ou usando um ítem de substituição (até a temporada passada esse problema seria fácil- mente solucionado com a presença do Vileplume em seu banco, pois o PokéBody dele impedia que ambos os competidores usassem itens). Mesmo que ele consiga recuar seu Pokémon, o Beartic tem 130 de HP pra segurar o dano de um próximo ataque e você repetiria o ciclo. Caso ele continuasse recuando seu Pokémon ativo, os pokémons do oponente já teriam uma carga de dano considerável para que você nocauteasse com certa tranquilidade com outro de seus Pokémons, caso o Beartic viesse a ser nocauteado.



2.Sigilyph
O Sigilyph é , ao meu ver, a  grande surpresa dessa expansão.  Um Pokémon básico que tem uma quantia razoável de HP e que com 3 Incolor Energy usa um  golpe que pode ser fatal pra quem não tem Reuniclus em seu banco usando Damage Swap (Ability que permite mover contadores de dano como você quiser entre seus pokémons, durante sua vez de jogar). O Psychic Assault ataca com 40 + 10 para cada marcador de dano que  o adversário tiver, logo em 2 turnos ele ataca um mesmo Pokémon com 120, nocauteando uma gama enorme de Pokémons.  Uma tática interessante é utilizar Eviolite (PokéToll que quando ligado a um Pokémon básico aumenta seu HP em 20) e ir colocando as energys nele enquanto ainda esta em seu banco. O mais curioso é que ele foi lançado como um Pokémon Incomum.







3. Gothitelle Holo
Todos esperavam qual seria o Pokémon ‘’Ítem Locker’’ que iriam lançar nessa coleção Black&White, eis que surge a Gothitelle! Com sua Ability “Magic Room’’, a Gothitelle impede que seu oponente use qualquer item, enquanto ela for seu Pokémon ativo. Ela tem 1 vantagem e  1 desvantagem em relação ao Vileplume da coleção HS, a vantagem é que, diferente do Vileplume, você não sofre o mesmo lock da Ability dela, já a desvantagem é que ,diferente do Vileplume, essa Ability só pode ser usada enquanto ela é seu Pokémon ativo. Mas ela é tão útil, que isso se torna bobagem! Com seu poder Madkinesis, a Gothitelle ataca com 30 + 20 de dano pra cada Psychic energy ligada nela, logo você pode em seu segundo turno (tendo Rare Candy disponível) já ter uma Gothitelle atacando  com 50 de dano (Double Colorless Energy + Psy Energy ligadas nela),e aumentando esse dano em 20 a cada vez que ligar uma Psy Energy.  Além disso, o Pokémon adversário não pode recuar por Substituição, apenas por Retreat Cost!  Os  130 de HP dela também permitem que não seja facilmente nocauteada nas primeiras rodadas. É um ótimo Pokémon pra se combinar com o Reuniclus.


4. Tornadus
Um bom Pokémon pra se ter em qualquer time. Por ser um Pokémon básico, o Tornadus pode ser facilmente obtido num primeiro turno com o uso do Pokémon Collector, e caso não tenha em mãos esse Supporter, pode achá-lo com Dual Ball, Pokémon Comunication, Poké Ball, etc.  Ao colocá-lo em jogo é interessante que ligue uma Double Collorless Energy nele de imediato e coloque-o como seu Pokémon Ativo. Tendo feito isso, é questão de 1 turno pra começar seu massacre inicial, pois ligando mais uma Double Colorless Energy nele você garante 80 de dano a cada turno e anula o efeito negativo o golpe dele, pois não tem Basic Energys ligadas nele. 110 de HP e 80 de dano garantido no 2º turno é algo fantástico em qualquer time, principalmente se você puder ligar o Eviolite nele.



5. Pokémon Catcher
ELE VOLTOU! A versão atualizada do Gust of Wind da Pokémon Base Set veio com o nome de Pokémon Catcher e já se tornou presença cativa em todo deck dessa temporada! Com seu efeito, você pode escolher qualquer Pokémon do banco adversário e troca-lo com o Pokémon ativo de seu oponente. Percebem a utilidade enorme dessa carta? Ela destrói times que dependem de um set forma- do no banco de um jogador. Com ela, você pode nocautear um Reuniclus do banco adversário e acabar com a estratégia healer dele, ou pode nocautear um Victini e impossibilitar o adversário de repetir o lançamento de moedas em ataques, e qualquer Pokémon que o oponente necessite ter em seu banco para o andamento de sua estratégia! 


Segue a lista de Cartas da expansão Emerging Powers:

http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Emerging_Powers_(TCG)

Esse foi um pequeno resumo de Pokémon Emerging Powers! Na próxima semana falaremos sobre a expansão Noble Victories!

David Lobo.

domingo, 17 de junho de 2012

# 10 - Batalha OU

Passarei a postar as batalhas todo domingo, dessa vez, uma das minhas primeiras batalhas em pokémon black/white. Tão antiga, que eu ainda estava testando meu Drizzle. A batalha não teve nenhuma aceleração, por isso, está com 10 minutos. Quis deixar assim justamente para que vocês vejam a velocidade real de uma Wi-Fi Battle (pra quem está acostumado com os meus vídeos e com o PO) e que vocês vejam as diferenças desse Drizzle para o meu atual, que me deu minha primeira insígnia! Aproveitem!



sábado, 16 de junho de 2012

TOP 5: Prankster!

Como é de costume, chega sábado e eu faço um artigo especial para o blog. Hoje vou falar sobre Prankster, um habilidade extremamente sensacional, aonde golpes (que não são ataques que causam dano), ganham prioridade +1, ou seja, você atacará primeiro na maioria das vezes! Sem mais conversas, vamos conhecer nosso TOP 5.

Em quinto lugar: Murkrow!


Infelizmente, sua evolução Honchkrow não possui Prankster, então, os treinadores tem que usar Murkrow para aproveitar a habilidade! Porém, é bem versátil, com ótimos golpes que poderão se aproveitar da habilidade.

Murkrow @ Eviolite
Bold Nature
Prankster
248 HP / 252 Def / 4 SpD
- FeatherDance
- Toxic / Thunder Wave
- Taunt
- Roost

Em quarto lugar: Volbeat!


Volbeat? Isso mesmo. Muitos jogadores não sabem o potencial que esse vaga-lume tem! Acaba ultrapassando sua irmã Illumise e é por isso que conseguiu nosso quarto lugar!

Volbeat @ Leftovers
Bold Nature
Prankster
248 HP / 252 Def / 8 SpD
- Tail Glow
- Baton Pass
- Encore
- Thunder Wave

Esse é um moveset mais voltado ao Baton Pass, se você preferir, poderá usar Confuse Ray e Substitute.

Em terceiro lugar: Thundurus!


Agora a coisa está ficando séria ein? Thundurus é Uber em muitos lugares, mas aqui no Ceará continua sendo OU e entendo completamente, mesmo possuindo Nasty Plot com Thunder Wave, não possui stats defensivos muito bons.

Thundurus @ Life Orb
Timid Nature
Prankster
4 Def / 252 SpA  / 252 Spe
- Thunderbolt / Thunder
- Hidden Power (Ice)
- Thunder Wave
- Nasty Plot / Taunt

Em segundo lugar: Whimsicott!


Esse belíssimo pokémon chega ao segundo lugar do nosso TOP5 por possuir golpes sensacionais e uma velocidade naturalmente grande! Whimsicott consegue ser um dos pokémons mais irritantes dessa geração! Stall é o seu nome do meio!

Whimsicott @ Leftovers
Bold Nature
Prankster
252 HP / 252 Def / 4 SpD
- Encore
- Leech Seed
- Substitute / Protect / Stun Spore
- Taunt / Stun Spore

Quem será nosso primeiro lugar? Antes de revelar, vamos explicar o porque Tornadus não se encontra na lista. Procurei relacionar o TOP5 de pokémons que mais se aproveitam de sua habilidade. Tornadus consegue se aproveitar disso só em relação aos seus golpes de boost e Taunt/Substitute.

Em primeiro lugar: Sableye!


Isso mesmo, sableye consegue ser o melhor prankster do jogo por conseguir inutilizar todos os pokémons físicos do time do seu oponente com Will-O-Wisp e ainda apelar para o Stall usando Recover também. Sableye possui golpes perfeitos para ser um ótimo prankster! E isso ele faz muito bem!

Sableye @ Leftovers
Careful Nature
Prankster
252 HP / 120 Def / 136 SpD
- Confuse Ray / Night Shade
- Taunt
- Will-O-Wisp
- Recover

Um diferencial de sableye é que ele não possui defesas pela junção de seus tipos, Ghost e Dark! Ele também pode jogar muito bem com Iron Ball + Trick! Afinal, Trick é um ótimo golpe para qualquer possuidor de Prankster!

Cada pokémon possui suas fraquezas isoladas, mas as três coisas que mais dão trabalho a Prankster são: Taunt de outro Prankster mais rápido, Espeon/Xatu com Magic Bounce (Sableye pode ter Night Shade para isso) e previsibilidade, todos esses pokémons são bem conhecidos no metagame e muitos jogadores já tem estratégias prontas para eles!

É isso aí galera, espero que tenham curtido! Usem prankster com moderação e irritem muito seus oponentes! Aproveitem!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

#4 - Análise da semana: Cresselia!

Como de costume, toda quinta-feira trazemos uma análise pokémon para você, dessa vez vamos falar sobre Cresselia! Um pokémon TopUU (que está classificado como BL2) que merecia estar em OU, na minha opinião, pois joga tão bem, que é muitas vezes usada em Uber.



Antes de definirmos isso, vamos conhecer os stats desse pokémon sensacional!


Podemos ver que é um pokémon com ótimos stats defensivos e é isso que mais vemos cresselia fazer! Pode ter certeza, para cada dez Cresselias, 9 estão com Thunder Wave ou Toxic. Hoje iremos falar sobre três movesets desse pokémon incrível, um defensivo, um ofensivo e o mais famoso, o Dual Screen.

OFFENSIVE CRESSELIA:
Cresselia @ Leftovers
Levitate
252 HP / 4 Def / 252 Spe
- Calm Mind
- Psyshock
- Charge Beam / Ice Beam
- Hidden Power (Fighting) / Ice Beam

Com ótimos stats ofensivos, Cresselia consegue dar alguns boosts, isso a torna uma ótima candidata para Calm Minder! Você pode encontrar esse set com Substitute, mas prefiro de uma maneira mais ofensiva, com três ataques.

DEFENSIVE CRESSELIA:
Cresselia @ Leftovers
Bold Nature
Levitate
252 HP / 252 Def / 4 SpD
- Moonlight
- Thunder Wave / Toxic
- Psyshock
- Ice Beam

Diferente do moveset acima, que será raríssimo de você encontrar, esse moveset já é mais visto por aí. Cresselia tem ótimos golpes para um perfeito stall com Toxic + Moonlight ou algo como tank, usando Thunder Wave.

Agora vamos conhecer o moveset mais usado da Cresselia! Dual Screen!

DUAL SCREEN CRESSELIA:
Cresselia @ Light Clay
Bold Nature
Levitate
252 HP / 252 Def / 4 SpD
- Reflect
- Light Screen
- Thunder Wave
- Ice Beam


Como dito, esse é o moveset mais visto da Cresselia, 80% estão carregando Light Screen e Reflect. Você deve estar lembrado, pois ela foi a campeã do post Top5: Dual Screen!


Conclusão:
Só elogios? Calma jovem gafanhoto, vamos falar de alguns problemas que Cresselia tem. Primeiro de tudo, assim como todo pokémon mais defensivo, Taunt acaba inutilizando-a, ou seja, qualquer Sableye que ela ver pela frente será um tremendo prejuízo. Insetos com ataques especiais também dão problema a Cresselia, Volcarona consegue se aproveitar disso perfeitamente. Para finalizar, pokémons com substitute, eles vão se aproveitar para fugir de ser Thunder Wave e Toxic dando uma oportunidade perfeita para eles!


É isso aí galera, Cresselia é um pokémon que eu recomendo muito! Já usei muitas vezes em meus times, espero que tenham curtido! Aproveitem!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nova chance de conseguir seu Victini!





Para aqueles que não pegaram Victini em Dezembro, estão refazendo o evento, uma ótima oportunidade para aqueles que compraram um jogo recentemente! Segue as informações do Movie11 Victini:


Victini
Level: 50
- V-Create
- Fusion Bolt
- Fusion Flare
- Searing Shot


Você tem apenas duas semanas para conseguir seu Victini, por isso, corra! Aproveitem!


Referências:
http://www.facebook.com/Pokemon.BW.GL
http://www.serebii.net/index2.shtml

#1 - Vamos jogar Pokémon TCG?

Olá, Pokéfãs! Abriremos agora a nossa coluna especial sobre o Pokémon TCG (Trading Card Game), onde toda Segunda-Feira será postado matérias especiais com novidades sobre as expansões, com dicas de decks competitivos e cartas que podem ser bem aproveitadas, além de postarmos informações sobre os torneios do Pokémon TCG, nesta temporada 2012/2013.

Hoje iremos falar um pouco sobre a coleção Black/White que, provávelmente será a coleção permitida para os torneios  da temporada 2012/2013. A coleção Black &White foi lançada em
Dezembro de 2010 no Japão e em Abril de 2011 nos EUA. A primeira leva de cards, conhecidos como Base Set Black & White, conta com 94 exemplares de cartas que podem ser encontradas nos boosters da coleção e nos 3 decks temáticos, Loucura Vermelha, Tornado Verde e Ataque Azul.



Algumas mudanças em relação às outras coleções devem ser destacas, como: A extinção da nomenclatura ‘’Poké-Power’’ e ‘’Poké-Body’’, que foi substituída apenas por "Habilidade". Outra mudança interessante foi a extinção das cartas Prime e Legend, onde tínhamos um mesmo Pokémon com diferentes versões especiais com poderes diferentes. Agora, as cartas ultra-raras se diferenciam das holográficas raras apenas em sua estética, logo os poderes de uma carta Mewtwo ex são os mesmos de uma carta Mewtwo ex Full-Art (os Pokémon ‘’ex’’ permanecem nesta coleção). Uma última mudança que vale a pena ser notificada é em relação a mecânica de jogo. Quando um jogador derrota o Pokémon do seu adversário, aquele deve primeiro retirar sua carta premio e ,após ter retirado, este ,enfim, deve escolher seu novo Pokémon ativo (diferente das edições passadas, onde a ordem era o inverso).

Os decks temáticos contém 60 cartas, Contadores de dano, Campo de jogo,  Moeda e o código pra desbloqueio no www.pokemontcg.com. Cada deck custa, aproximadamente, R$22,90 em algumas lojas. Os boosters contém 5 cartas, sendo a proporção de raridade variando entre 3 básicos e 2 incomuns ou 3 básicos, 1 incomum e 1 raro (sendo holofoil ou não). O booster custa aproximadamente R$4,99 em algumas lojas.

As expansões lançadas, até o momento, da coleção Black & White são, Pokémon Emerging Powers, Pokémon Noble Victories , Pokémon Next Destinies e Pokémon Dark Explorers. A Copag já lançou a expansão Poderes Emergentes este ano e programou para o fim do mês de Junho o lançamento da expansão Vitórias Nobres.



Em outros posts iremos falar a respeito das expansões de Black&White.

Caso o leitor deseje competir nos torneios oficiais da temporada 2012-2013, é aconselhável que comece a montar seus decks com cartas da Black&White e suas expansões, pois é provável que o corte de cartas válidas seja exatamente o BaseSet Black&White. Em outros posts iremos falar mais a respeito do calendário de torneios e suas regras. Segue o link com todas as cartas:



Enfim, espero que tenham gostado desse resumo sobre a coleção Black&Whiite. No próximo post do Pokémon TCG iremos abordar a expansão Emerging Powers e falar sobre algumas cartas interessantes dessa expansão.

Autor: David Lobo.

Referências:

sábado, 9 de junho de 2012

#9 - Batalha OU (LOP-CE)

Postando agora uma batalha sensacional na LOP-Ce! Minha primeira insígnia. Era o ginásio de Flying de Johto. Uma partida emocionante contra o líder, Kaio. Terminei com a vitória por 1-0. Na minha primeira final perdi por 1-0 também, não poderia deixar essa escapar! Estava muito confiante com meu Drizzle. Aproveitem!