quinta-feira, 24 de maio de 2012

#1 - Análise da semana: Cofagrigus!

Fala galera, a partir de hoje, toda quinta-feira estarei analisando um pokémon diferente aqui! Uma ótima ideia do meu amigo Lucas. Hoje começaremos com Cofagrigus, um pokémon RU e que não é muito visto por aí em tiers maiores, mas que tem um potencial incrível!


Antes de começarmos a análise, vamos conhecer os stats desse pokémon! 


Cofagrigus tem uma Def sensacional e uma SpD muito boa tornando um ótimo booster ou tank, mas agora, ele é físico ou especial? Com 50 Atk e 95 SpA, ele é um pokémon especial, ou seja, se você quer usar um Cofagrigus com um ataque de booster, use Calm Mind. Vemos também que ele só possui uma habilidade, munny, que ajuda muitos times e torna Cofagrigus ainda mais irritante. Como funciona essa habilidade? Quando ele leva um golpe (que cause contato), a habilidade do oponente se tornará "Munny".

Agora que sabemos os stats e como funciona sua habilidade, vamos aos três melhores movesets que temos para a nossa catacumba! O primeiro, como foi citado, é de um booster, ou seja, usando Calm Mind:

CALM MIND:
Cofagrigus @ Leftovers
Bold Nature
Munny
252 HP / 252 Def / 4 SpD
- Calm Mind
- Shadow Ball / Protect
- Will-O-Wisp / Toxic
- Hex / Psychic

Nesse primeiro moveset, temos a Def no máximo, para que com Calm Mind, aumentemos a SpD, com os stats que Cofagrigus possui ele pode tomar vários golpes e sobreviver para usar seu boost move. WoW + Hex funcionam de maneira esplêndida em Cofagrigus.

Certo Sid, Cofagrigus tem ótimos stats defensivos, mas ele é muito lento! Se eu quiser usá-lo de outra forma, como seria? Nesse caso, temos uma opção de Trick Room:

TRICK ROOM:
Cofagrigus @ Leftovers
Quiet Nature
Munny
252 HP / 4 Def / 252 SpA
- Trick Room
- Shadow Ball
- Hidden Power Fighting
- Nasty Plot / Calm Mind

Essa é uma opção para um Trick Room mais ofensivo, você pode mudar a nature e os EVs se quiser ir para um lado mais Defensivo. Trick Room irá deixar seu Cofagrigus praticamente 100% das vezes atacando primeiro. Não se esqueça de pegar um cofagrigus com apenas 2 IVs na speed, pois quanto mais lento, melhor.

Agora, eu que não quero usar um booster e não uso trick room, como faço? Existe alguma alternativo para mim? Sim, estava guardando o moveset mais famoso de Cofagrigus para o final.

RAGEQUIT COFAGRIGUS:
Cofagrigus @ Leftovers/Chesto Berry
Bold Nature
Munny
252 HP / 136 Def / 120 SpD   
- Will-o-Wisp
- Hex
- Rest
- Haze

Com esse moveset, os pokémons físicos não terão vez, Munny e WoW irão inutilizar pokémons famosos como Scizor, Dragonite, Jirachi com ataques físicos, pokémons com moxie e etc. Você terá uma ótima ajuda em seu time e verá seu oponente irritado muitas vezes!

Conclusão:
Só elogios, só elogios... Não é bem assim, cofagrigus, assim como muitos pokémons lentos, acabam sofrendo contra alguns pokémons, como por exemplo, Heracross/Conkeldurr com Guts, Special Lucario (Dark Pulse), Sableye (Taunt prioritário) e até outros usuários de taunt, outro problema competitivamente falando, é que como cofagrigus é muito previsível, qualquer pokémon com substitute irá causar certos problemas a ele, como por exemplo, Calm Mind Jirachi.

É isso aí galera, espero que tenham gostado. Vocês querem que eu continue falando sobre pokémons diferentes ou sobre os pokémons mais vistos competitivamente? Usem Cofagrigus com moderação e aproveitem! 

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário