quinta-feira, 12 de julho de 2012

#8 - Análise da semana: Azelf!

Isso aí pessoal, chegamos a mais uma quinta-feira e dessa vez com um pokémon extremamente poderoso. Iremos falar do metagame UU, que tem pokémons que não mereciam estar lá, na minha opinião, e um deles é o comentado de hoje, Azelf!


Sempre foi estranho pra mim ver pokémons lendários em tiers mais baixas, assim como pokémons normais ultrapassando-os, como é o caso de Jolteon e Raikou, aonde a nossa eeveelution é superior estando em OU e nosso cão lendário em UU. Chega de papo, vamos começar a estudar esse pokémon poderoso! O que deu a força aos humanos, Azelf! Esses são seus stats:



Vemos que ele possui um Atk e SpA fenomenais, o que já indica que será um pokémon ofensivo e bem versátil, sem contar em 115Spe tornando muito rápido para um Taunter ou Dual Screen! Hoje iremos falar dos três melhores movesets para Azelf, o físico, o especial e o defensivo!

DEFENSIVEAZELF:
Azelf @ Light Clay
Levitate
Jolly Nature
252 HP / 6 Def / 252 Spe
- Reflect
- Light Screen
- Taunt
- Stealth Rock

Com sua velocidade, Azelf consegue usar Taunt e quebrar muitos leads por aí. O problema é que ele não possui estados defensivos muito bons e qualquer U-Turn pode acabar com sua estratégia, que vemos em Ambipom, outro famoso pokémon em UU.

SPECIALAZELF:
Azelf @ Life Orb
Levitate
Timid Nature
6 HP / 252 SpA / 252 Spe
- Nasty Plot
- Psyshock
- Flamethrower
- Hidden Power Fighting

Agora sim estamos aproveitando o lado ofensivo, com uma SpA sensacional, Azelf já conseguirá causar muitos estragos, mas depois de um Nasty Plot, as coisas podem ficar complicadas para o adversário! Life Orb para aumentar ainda mais o seu poder, Psyshock para se livrar de barreiras especiais e Hidden Power Fighting para quebrar os Dark Type

PHYSICALAZELF:
Azelf @ Choice Band / Life Orb / Lum Berry
Levitate
Jolly Nature
6 HP / 252 Atk / 252 Spe
- U-Turn
- Ice Punch
- Fire Punch
- Zen Headbutt

Como o set anterior, um lado mais ofensivo, só que para o lado físico. O item vai depender de cada um, já que cada time tem suas características próprias. U-Turn serve perfeitamente com 125Atk + Switch e Zen Headbutt para abusar do hax com 20% de flinch. Ice Punch e Fire Punch entram pra coverage contra Dragon Types e pokémons como Scizor e Forretress.

Conclusão:
Digamos que Azelf é um pokémon suicida. Ele vai pro campo, com a certeza de que algo vai derrubá-lo facilmente, porém, levará alguns pokémons do seu adversário com ele. Puramente ofensivo, pode acabar encontrando dificuldades contra Prankster + Taunt no seu moveset defensivo. No lado mais ofensivo, barreiras especiais e físicas (dependendo de que moveset você usa) podem levar Azelf com o Stall de Toxic, ou seja, se você quer usar Azelf, saiba que está colocando um pokémon poderoso em sua party, mas que precisa de pokémons que ajudem nas suas weakness para não morrer facilmente.

Mas pera Sid, como eu consigo um Azelf? Se você possui um jogo de 4gen como Platinum, fica muito fácil capturá-lo in game, agora se você só possui 5gen, não se preocupe, B/W2 está voltando com muitos lendários e um deles, é Azelf!

É isso aí galera, espero que tenham curtido! Usem Azelf com moderação! Aproveitem!


Referências:
http://www.smogon.com/bw/pokemon/azelf

Nenhum comentário:

Postar um comentário