segunda-feira, 11 de junho de 2012

#1 - Vamos jogar Pokémon TCG?

Olá, Pokéfãs! Abriremos agora a nossa coluna especial sobre o Pokémon TCG (Trading Card Game), onde toda Segunda-Feira será postado matérias especiais com novidades sobre as expansões, com dicas de decks competitivos e cartas que podem ser bem aproveitadas, além de postarmos informações sobre os torneios do Pokémon TCG, nesta temporada 2012/2013.

Hoje iremos falar um pouco sobre a coleção Black/White que, provávelmente será a coleção permitida para os torneios  da temporada 2012/2013. A coleção Black &White foi lançada em
Dezembro de 2010 no Japão e em Abril de 2011 nos EUA. A primeira leva de cards, conhecidos como Base Set Black & White, conta com 94 exemplares de cartas que podem ser encontradas nos boosters da coleção e nos 3 decks temáticos, Loucura Vermelha, Tornado Verde e Ataque Azul.



Algumas mudanças em relação às outras coleções devem ser destacas, como: A extinção da nomenclatura ‘’Poké-Power’’ e ‘’Poké-Body’’, que foi substituída apenas por "Habilidade". Outra mudança interessante foi a extinção das cartas Prime e Legend, onde tínhamos um mesmo Pokémon com diferentes versões especiais com poderes diferentes. Agora, as cartas ultra-raras se diferenciam das holográficas raras apenas em sua estética, logo os poderes de uma carta Mewtwo ex são os mesmos de uma carta Mewtwo ex Full-Art (os Pokémon ‘’ex’’ permanecem nesta coleção). Uma última mudança que vale a pena ser notificada é em relação a mecânica de jogo. Quando um jogador derrota o Pokémon do seu adversário, aquele deve primeiro retirar sua carta premio e ,após ter retirado, este ,enfim, deve escolher seu novo Pokémon ativo (diferente das edições passadas, onde a ordem era o inverso).

Os decks temáticos contém 60 cartas, Contadores de dano, Campo de jogo,  Moeda e o código pra desbloqueio no www.pokemontcg.com. Cada deck custa, aproximadamente, R$22,90 em algumas lojas. Os boosters contém 5 cartas, sendo a proporção de raridade variando entre 3 básicos e 2 incomuns ou 3 básicos, 1 incomum e 1 raro (sendo holofoil ou não). O booster custa aproximadamente R$4,99 em algumas lojas.

As expansões lançadas, até o momento, da coleção Black & White são, Pokémon Emerging Powers, Pokémon Noble Victories , Pokémon Next Destinies e Pokémon Dark Explorers. A Copag já lançou a expansão Poderes Emergentes este ano e programou para o fim do mês de Junho o lançamento da expansão Vitórias Nobres.



Em outros posts iremos falar a respeito das expansões de Black&White.

Caso o leitor deseje competir nos torneios oficiais da temporada 2012-2013, é aconselhável que comece a montar seus decks com cartas da Black&White e suas expansões, pois é provável que o corte de cartas válidas seja exatamente o BaseSet Black&White. Em outros posts iremos falar mais a respeito do calendário de torneios e suas regras. Segue o link com todas as cartas:



Enfim, espero que tenham gostado desse resumo sobre a coleção Black&Whiite. No próximo post do Pokémon TCG iremos abordar a expansão Emerging Powers e falar sobre algumas cartas interessantes dessa expansão.

Autor: David Lobo.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário