sábado, 30 de junho de 2012

Que regras posso encontrar em um campeonato?

Nesse sábado vamos falar das regras, passei as duas últimas tirando muitas dúvidas sobre esse assunto, então resolvi as regras mais vistas em campeonatos e batalhas comuns! Vamos lá! Se prepare para ver como pokémon é algo organizado e cheio de regras!

Species Clause: O jogador não poderá ter dois do mesmo jogador no seu time, por exemplo, não poderá usar dois Jirachis no time. Isso é determinado pelo número na pokedex.

Sleep Cause: O jogador não poderá poder mais de um pokémon para dormir do oponente, porém, rest ou golpes do oponente que fazem o próprio pokémon dormir, não contam.

OHKO Clause: O jogador não poderá usar golpes que deem OHKO, ou seja, Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold estão banidos.

Over Hack Clause: O jogador não poderá ter um pokémon com golpes que ele não aprenda normalmente, com mais de 510 EVs ou usando outra habilidade.

Uber Clause: O jogador não poderá usar pokémons que estejam na tier Uber. Para saber qual pokémon é Uber ou não, fale com a organização do campeonato. Se você gosta de batalhar em fóruns internacionais então siga o Smogon (http://www.smogon.com/bw/pokemon/), mas essa tier muda de acordo com os estados do Brasil. No Ceará, Garchomp e Thundurus são OU, por exemplo.

Self KO Clause: O jogador não pode usar golpes de autodestruição para forçar um empate.

Hax Clause: O jogador não poderá itens que envolvam a sorte entre eles: Brightpowder, Focus Band, Lax Incense, Lucky Punch, Quick Claw, Razor Claw, Razor Fang, Scope lens, Stick.

Evasion Clause: Outra regra que muda de acordo do canto que você joga. Em fóruns internacionais é totalmente proibido o uso de golpes que aumentem a evasion do seu pokémon, porém, é permitido sim, usar esse golpe em alguns estados do Brasil, consulte a LOP do seu estado para saber disso.

Item Clause: Você verá essa regra nos campeonatos na Nintendo, aonde você só pode um item de cada. Lembrando que torneios oficiais feitos por Wi-Fi tem suas próprias regras. Não existe OHKO Clause, Sleep Clause ou Evasion Clause em campeonatos desse tipo.

Essas são as regras mais comuns nos campeonatos, se você acha que é muito difícil decorar todas, não se apresse, você acaba aprendendo naturalmente, sem nem perceber. Vamos falar agora de regras especiais, que são foram para determinados campeonatos para "animar" um pouco as coisas.

MonoType: Todos os pokémons do time devem compartilhar do mesmo tipo, ou seja, você pode usar Dragonite (Dragon/Flying) e Gyarados (Water/Flying) no mesmo time, se quiser montar um MonoFlying.

Weather Ban: Não é permitido Drizzle, Drought, Sand Stream e Snow Warning, além de golpes como Rain, Sunny Day, Sandstorm e Hail.

Hazards Ban: Não é permitido o uso de Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes.

Weak Metagame: Não é permitido os uso de pokémons com a soma das bases igual ou acima de 580.

Item Ban: É proibido o uso de itens.

NU/RU/UU/OU/Uber Metagame: Somente pokémons da determinada tier podem ser usados. Note a diferença entre só poder usar pokémons da tier escolhida e campeonatos Uber, por exemplo, em que você pode usar qualquer pokémon (Uber, OU, UU, RU, NU, LC...). 

MonoGen: O time deverá ser todo de uma mesma geração, por exemplo, Conkeldurr, Reuniclus, Emolga, Serperior, Haxorus e Munna fazem um time Mono5gen.

DualType: Pokémons que tenham tipo único, não poderão ser utilizados, por exemplo, Reuniclus que só possui o tipo Psychic, não pode ser utilizado.

Sleep Cause Off: A regra Sleep Cause não está mais valendo no campeonato, ou seja, é permitido induzir mais de um pokémon do oponente ao sono.

Clear Arena Clause: Não é permitido o uso de nenhum modificador da arena, isso inclui climas, hazards e etc. 

É isso aí galera! Espero que tenham curtido! Sempre é bom conhecer as regras dos cantos em que vocês jogam, e claro, sempre jogar com elas! Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário