sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como treinar meus pokémons?

Como conseguir aqueles status magníficos para meus pokémons? Como direcioná-los? Aonde e como treinar? São dúvias frequentes para iniciantes, então seja bem-vindo a parte matemática de pokémon! Não, não se preocupe, não são cálculos complexos, mas antes de falarmos de números, vamos colocar aqui uma nomenclatura básica:
- IVs: São números que vão de 0 a 31. Seu pokémon tem um certo número de IVs em cada stats. Um pokémon é "flawless" quando ele possui 31 IVs em todos os stats. Já são pré-definidos, ou seja, quando o pokémon nasce, nada (in-game) pode alterar isso. O único modo de pré-definir é com RNG ou edição. Você pode ver a "classificação" do seu pokémon na Battle Subway, em Nimbasa City, fale com o primeiro personagem que você ver lá dentro.
- EVs: São números que vão de 0 a 255, é aqui que você entra, a cada vitória, seus pokémons ganham pontos de experiência e com eles, um determinado número de EVs, que são inacessíveis in-game, ou seja, tenha sempre uma papel e uma caneta para não se perder nos cálculos. A cada 4 EVs, o pokémon ganha +1 naquele determinado status, por exemplo, se meu Jirachi ganha 4 EVs em Atk ele ganha mais um em Atk. Por ser um número divisível por 4, nunca colocamos 255 em um status, pois estaríamos desperdiçando 3 EVs. O máximo de EVs que um pokémon pode ter é 510.

Agora que você já sabe o que são IVs e EVs, vamos descobrir os melhores locais para se treinar o seu pokémon em Black/White!

- HP:

Stunfisk > Route 8, Icirrus City: +2 EVs
Victini > Liberty Island: +3 EVs

- Attack:
Golett > Dragonspiral Tower 2F: +1 EV
Lillipup > Route 1: +1 EV
Mienfoo > Route 14, Outside & Dragonspiral Tower 1F (all seasons), Victory Road: +1 EV
Patrat > Route 1: +1 EV
Beartic > Outside Dragonspiral Tower (Winter): +2 EVs
Druddigon > Outside & Dragonspiral Tower 1F (Autumn, Spring, Summer): +2 EVs
Sawsbuck > Outside Dragonspiral Tower (Autumn, Spring, Summer): +2 EVs 
Tranquill > Routes 6, 7, 12, Pinwheel Forest, Lostlorn Forest, Outside Dragonspiral Tower (Autumn, Spring, Summer): +2 EVs

- Defense:
Ferroseed > Chargestone Cave: +1 EV
Klink > Chargestone Cave: +1 EV
Onix > Relic Castle (post game): +1 EV
Roggenrola > Wellspring Cave: +1 EV
Sewaddle > Pinwheel Forest: +1 EV
Venipede > Pinwheel Forest: +1 EV
Cofagrigus / Relic Castle B4 / +2 EVs
Durant / Victory Road / +2 EVs
Sandslash / Relic Castle B4 (post game) / +2 EVs

- Sp. Attack:
Litwick > Celestial Tower F2-5: +1 EV
Elgyem > Celectial Tower F3-5: +1 EV

- Sp. Defense:
Frillish > Routes 4, 17, 18, Driftveil City: +1 EV

- Speed:
Joltik > Chargestone Cave: +1 EV
Woobat > Challenger's Cave, Mistralton Cave, Twist Mountain, Victory Road, Wellspring Cave: +1 EV
Basculin > Routes 1, 3, 6, Striaton City: +2 EVs

Agora que você sabe que lugares e que pokémons dão certos números de EVs, tudo está mais fácil, não? Mas Sid... Colocar 252 EVs vai demorar demais, como faço para acelerar esse processo? Para conseguir um desempenho mais rápido, existem várias formas de ajudar! Vamos conhecê-las:

- Vitaminas:

HP Up - +10 HP EVs

Protein - +10 Atk EVs
Iron - +10 Def EVs
Calcium - +10 SpA EVs
Zinc - +10 SpD EVs
Carbos - +10 Spe EVs

Isso mesmo! Elas dão 10 EVs de uma vez, mas como nem tudo são flores, você só pode dar no máximo 10 de cada, mas mesmo assim, continua sendo uma enorme ajuda! Um Jirachi que precisa de 4 HP / 252 Atk / 252 Spe, com 10 Protein e 10 Carbos só precisará de 4 HP / 152 Atk / 152 Spe, por isso, sempre antes de começar seu treinamento, dê as vitaminas certas para o seu pokémon!

- Power Items:
Power Weight - +4 HP EVs

Power Bracer - +4 Attack EVs
Power Belt - +4 Defense EVs
Power Lens - +4 Special Attack EVs
Power Band - +4 Special Defense EVs
Power Anklet - +4 Speed EVs

Quando seu pokémon derrubou um pokémon e está segurando um power item, ele ganha 4 EVs adicionais naquele stats! Voltando ao exemplo do Jirachi, se ele derruba um Lillipup (ganhando 2 EVs) segurando um Power Bracer (+4 EVs), ele ganhará 6 EVs em Atk!

- Pokérus:
É um vírus benéfico que seu pokémon pode pegar no jogo, ele duplica os EVs que ele ganhará, infelizmente você terá que ter sorte para conseguir um pokémon com pokérus, ou conhecer alguém que tenha. Um pokémon infectado pode transmitir o vírus para todos que estão na party enquanto você batalha e anda com eles, mas só no período de 24 horas, depois do período, ele continuará duplicando os EVs, só que sem a possiblidade de passar o vírus para os colegas. Uma vantagem do pokérus, é que se você armazenar um pokémon infectado na sua box, ele não se curará, ou seja, você pode ter um estoque para infectar pokémons futuros!

Na prática, um Jirachi que derruba um Lillipup (2 EVs Atk) segurando um Power Bracer (+ 4 EVs Atk) infectado com pokérus ganhará não 2, nem 6 EVs, mas 12! Isso mesmo! 12! Pois (2+4) x 2 = 12. Uma ajuda sensacional, você não acha?

- Rare Candy:
Como isso ajuda no treinamento? Simples. Quando um pokémon recebe um rare candy, ele sobe um level sem ganhar EVs, ou seja, fica mais fácil de derrubar os pokémons para ganhar EVs, mas cuidado, pokémons no level 100 não podem ganhar mais EVs pois não ganham mais experiência.

- Berries:
As berries entram aqui para ajudar naqueles momentos de erros, em que você sem querer adicionou mais EVs e quer corrigir.

Pomeg Berry - Remove 10 HP EVs

Kelpsy Berry - Remove 10 Atk EVs
Qualot Berry - Remove 10 Def EVs
Hondew Berry - Remove 10 SpA EVs
Grepa Berry - Remove 10 SpD EVs
Tamato Berry - Remove 10 Spe EVs

- Exp. Share:
Um item sensacional que divide os pontos de experiência, ou seja, se eu coloco um pokémon level 90 contra um lillipup, ao derrubá-lo, os pontos de experiência vão para o pokémon level 90 e para o pokémon que está segurando o Exp. Share na sua party, ganhando a mesma quantidade de EVs que ganharia se o pokémon level 1 tivesse ganho do Lillipup!

Depois de tantas explicações, agora você será capaz de treinar melhor os seus pokémons, eu sei que parece difícil no começo, mas vale a pena no futuro! Antes de me despedir, vou falar aqui o meu passo a passo:

Passo 1:
Breedo até conseguir bons IVs ou consigo um Flawless em trocas.

Passo 2:
Pego as vitaminas necessárias.

Passo 3:
Passo pokérus para o pokémon que quero treinar.

Passo 4:
Começo usando Exp. Share e depois (quando o pokémon está mais forte) coloco um power item nele. 

Bem galera, é isso aí, espero que curtam o post! Eu sei que parece ser complicado, mas é só ter paciência e ler tudo direitinho! Aproveitem!

Referências:
http://www.neoseeker.com/forums/49734/t1630198-pokemon-white-ev-training-guide/

2 comentários: