sábado, 5 de maio de 2012

Que opções de time eu tenho?

Fala galera! Estou aqui pra falar de mais uma coisa importante para o mundo competitivo de pokémon, o tipo de times. Vou introduzir aqui, 5 tipos básicos: Trick Room, Clima (Weather), Hax, Baton Pass e "Absorb Team".

ABSORB TEAM

- Como Funciona?
O nome não é exatamente esse, mas um amigo meu colocou em um fórum e acabei gostando. A estratégia do time funciona basicamente com pokémons que absorvem golpes, por exemplo, Ferrothorn tem fraqueza a fire, então, o time terá um Heatran/Chandelure (Flash Fire) para absorver esses golpes, porém, eles tem fraqueza a água, logo o time terá Jellicent/Vaporeon (Water Absorb) para absorver, mas com fraqueza a elétrico e etc.

- Principais pokémons?
O melhor trio, na minha opinião, para isso é Jellicent, Heatran e Jolteon. Você também pode contar com um pokémon como Terrakion com Justified.

- Fraquezas?
Jogadores experientes já entendem essa mecânica, e acabam pensando na jogada do oponente. Outra fraqueza é quando os pokémons tem fraquezas iguais, por exemplo, Ferrothorn e Heatran levam muito dano de Fight, mas para isso, você tem Jellicent (Ghost Type).

- Conclusão?
Esse tipo de time é bem interessante, mas bem fácil de prever, contra jogadores inexperientes pode funcionar, mas no competitivo pode te dar alguns problems.

BATON PASS

- Como Funciona?

Como o próprio nome já indica, é um time que joga com o famoso golpe "Baton Pass". Os pokémons vão aumentando seus stats e passando para os outros, até chegar em um pokémon principal que vai limpar todo o time adversário sem chances de reação.


- Principais pokémons?
Os pokémons mais comuns em times de baton pass são Smeargle, Espeon, Scizor e Gliscor. Claro que é muito difícil você ver muitos times iguais já que muitos pokémons aprendem esse golpe e cada um tem um sweeper (pokémon "final") preferido para acabar com o jogo.

- Fraquezas?
Assim como Absorb Team é um time muito fácil de prever. Quando você vê um Smeargle no time do seu oponente, seu lead já vai estar preparado para isso, assim como Taunt ou Perish Song, que podem quebrar sua estratégia.

- Conclusão?
É um tipo de time mais viável que o Absorb, porém muito fácil de se quebrar. Agora, se a estratégia pegar, não existirá nada que pare o seu time na partida. Para mostrar a força desse tipo de time (como eu disse, quando pega) vou mostrar um vídeo de um usuário do youtube chamado "Pimpnite" que é bem famoso por sinal, ele faz sweep com pokémons inúteis, como magikarp:


TRICK ROOM
- Como Funciona?
Assim como Baton, esse time funciona com um golpe principal, Trick Room, que faz com que os pokémons mais lentos ataquem primeiro.

- Principais pokémons?
Trick Room funciona principalmente com pokémons lentos e pokémons que usem Trick Room. Bronzong, Slowbro, Reuniclus, Porygon2, Cresselia são exemplos de pokémons vistos em trick room.

- Fraquezas?
Como é um time que se baseia em um golpe, Taunt pode acabar com sua alegria (assim como em Baton Pass), porém, você tem acesso a White Herb para isso. Golpes prioritários também podem te dar problema, como Scizor. E para finalizar, pokémons lentos no time do oponente também vão te dar problema, como Ferrothorn, Snorlax e etc.

- Conclusão?
Um ótimo time, que pode finalizar uma partida rapidamente já que pokémons mais poderosos não tem tanta velocidade. Fazer pokémons como Escavalier (135 Atk) atacar primeiro é algo sensacional. Porém, tem que ter cuidado para finalizar o outro time rapidamente e/ou não perder seus pokémons que usem Trick Room. Indico a todos que querem experimentar a verdadeira força de pokémons que não são muito conhecidos. Aí vai um exemplo de uma batalha com Trick Room que achei no youtube:





WEATHER TEAM
- Como Funciona?

Os times que usam clima para conseguir vantagem são bem comuns no metagame atual, principalmente com a entrada de Politoed com Drizzle e Ninetales com Drought.


- Principais pokémons?
Cada time tem sua característica, porém, não existirá um time de clima efetivo, sem um lead que coloque esse clima em campo. Politoed (Drizzle), Ninetales (Drought), Abomasnow (Snow Warning) e Hippowdon/Tyranitar (Sand Stream), em OU, é claro, pois temos Groudon e Kyogre em Uber com Drought e Drizzle, respectivamente.

- Fraquezas?
Times de clima se beneficiam muito, mas acabam criando grandes oponentes para si mesmo. Por exemplo, um time de drizzle acaba ajudando um Ferrothorn do oponente, ou um Scizor. Não podemos nos esquecer que os ataques/habilidades dos oponentes também são ativadas e ganham as vantagens do clima também.

- Conclusão?
É um tipo de time bem divertido de se jogar, porém precisa de um tempo para montar um time ideal, depois disso, pode comemorar muitas vitórias. Aí vai uma batalha que encontrei no youtube de um confronto entre Drizzle e Drought:



HAX TEAM
- Como Funciona?

São os times mais irritantes do metagame, eles usam a sorte a seu favor. Paralisando um time inteiro, flincando um pokémon até a morte, fazendo um pokémon se atacar por causa de confusão, enfim, é meu tipo preferido de se jogar!



- Principais pokémons?
O rei e a rainha do Hax são Jirachi e Togekiss, paraflinch até a morte com esses dois, claro que sozinhos não podem ter muitas fraquezas, mas você ainda tem 4 pokémons para ajudá-los. Blissey, Machamp, Lanturn são bem comuns também. Temos Dunsparce com o mesmo tipo de estratégia em NU e Shaymin-S em Uber.


- Fraquezas?
Times de hax sofrem principalmente quando o hax não o favorece, por exemplo, quando paralisam o Jirachi (o que já aconteceu comigo algumas vezes e isso acaba tirando 50% do seu aproveitamento), você pode ver isso na minha batalha:




Eu acabei ganhando, mas com o Jirachi paralisado e um Machamp burn (sorte minha dele estar com Lum Berry, normalmente uso ele com Leftovers) eu não teria muito o que fazer.


- Conclusão?
Como é meu tipo preferido de time, acredito que seja o mais divertido de se jogar, nada melhor do que ver seu oponente irritado, agora, não vá se estressar quando as coisas não derem certo para você, como estamos mexendo com matemática, é normal (ou melhor, é possível) o oponente conseguir te atacar várias vezes mesmo estando paralisado/confuso. Assim como weather team, exige calma e cuidado para montá-lo, mas depois de alguns testes, é só correr para o abraço!


É isso galera, depois faço um post focando em times de clima para explicar cada um, espero que aproveitem! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário