segunda-feira, 9 de julho de 2012

#4 - Vamos jogar Pokémon TCG?





Hoje falaremos da expansão Next Destinies de Pokémon Black&White. Pra muitos, essa é a melhor expansão do formato BW-On, devido ao Mewtwo EX e aos excelentes decks temáticos dessa coleção, dos quais falaremos adiante. Next Destinies foi lançada no Japão em Setembro de 2011 e em Fevereiro de 2012 nos EUA, contando com 103 cartas. Os decks da expansão são o Explosive Edge (Fire/Water) e o Voltage Vortex (Lightining/Dark), e são de extrema qualidade se comparado aos outros decks da coleção Black/White.


Explosive Edge conta com o Reshiram como seu Pokémon tema, tendo 2 cartas deste Pokémon no baralho. O deck também conta com o Chandelure, que é muito útil em alguns esquemas devido a atacar 30 no Pokémon defensor e 30 em 2 do banco adversário com apenas 1 Fire Energy, e com o Persian, que tem o Nasty Plost sendo necessário apenas 1 energia incolor. É um deck fabuloso.









Voltage Vortex conta com o Zekrom como seu Pokémon tema, tendo 2 cartas deste Pokémon no baralho. O mais legal desse deck é a combinação entre o Luxray e o Zekrom, pois Luxray necessita de apenas 1 Lightining Energy para atacar com 60 o Pokémon defensor e ainda causa 20 de dano em um Pokémon do seu banco, que pode ser o Zekrom. Este, por sua vez, vai acumulando danos e pode disparar um poderoso Outrage quando o Luxray vier a ser nocauteado ou substituído. Tudo bem, pode não ser uma estratégia muito inteligente do ponto de vista de decks profissionais, mas pra um Theme Deck é uma combinação bem interessante. Weavile também merece destaque por dar lock em PokéTool no começo do jogo, mas não acho que mereça lugar cativo em algum deck da temporada.









Análise de cartas individuais:


Essa é uma carta que pode compor muito bem alguns decks do formato BW-On, pois iniciando com ela em jogo, você pode atrasar em alguns turnos o ataque inicial de alguns decks que contenham Zekrom e Reshiram, por exemplo. O poder Power Pinch permite que você descarte uma energia do Pokémon defensor por cara das 2 moedas que você lança nesse ataque que funciona com 1 Double Colorless. Não é uma carta que chama atenção, mas pode estar presente em algumas estratégias, com certeza.


Sem dúvida, Shaymin EX foi uma das melhores cartas lançadas em toda a coleção Black&White.  Seu ataque Revenge Blast permite que ele ataque com 30 fixo mais 30 por cada prize comprada pelo seu adversário. É fantástico ter esse Pokémon como trunfo, pois caso o seu set não funcione corretamente e você acabe ficando em desvantagem numérica nos prizes, ele te salva muito bem. Se o adversário compro 5 prizes, o ataque já é de 180, porém a partir de 3 prizes comprados pelo oponente, já podemos dizer que o ataque consegue causar grandes estragos e te garantir uma igualdade em prizes.


Aqui está mais uma carta que pode ser encaixada no Reshiboar. Com sua Ability, Blazing Mane, o Arcanine deixa queimado o Pokémon do oponente que vier a inflingir dano nele. Logo, caso ele não seja nocauteado, o Arcanine provavelmente vai nocautear o adversário no próximo turno. Fire Spin é um ataque que lembra o Blue Flare do Reshiram, tirando os 20 de dano a menos e os 50% de chance de manter as energias de fogo nele. Esses 20 de dano a menos podem ser compensados com o Burn do adversário.
Uma boa carta, sem dúvida.


Moltres por si só já é uma carta que chama atenção. Em termos de poder ele é razoável, mas pode funcionar bem em alguns decks usando a combinação de Searing Flame e Fire Blast, mas não acho que seja necessário reservar um espaço pra ele num deck de fogo, tendo o Reshiram nesse formato.


Já citamos esse Pokémon na descrição do deck Explosive Edge, mas ele merece uma análise mais detalhada. Em 2 turnos você pode conseguir montar o Chandelure e já ir atacando 3 Pokémons do oponente com apenas 1 Fire Energy, é fantástico! E os 30 de danos parece que foram feitos justamente pra nocautear os babys do adversário. Já dá pra começar puxando 2 prizes em um único ataque, caso o oponente tenha 2 babys e campo, o que é muito comum em decks que contém Cleffa, Tirogue e Pichu pra ajudar na montagem do set, assim como o LostGar, que conta com muitos MimeJr em campo. Ótimo Pokémon devido ao baixo custo de energia pra cada golpe.


É uma carta muito bonita e com um poder esmagador. Diferente da sua versão normal, esse Reshiram não necessita descartar energias dele pra poder atacar com o seu dano devastador, porém ele tem 50% de chance de causar 50 de dano em si mesmo. Pra diminuir esse problema, pode-se combinar o Reshiram EX com o Fire Victini da coleção Noble Victories, utilizando sua Ability Victory Star. Mesmo que Reshiram leve 50 de dano, ele ainda permanecerá com a mesma quantidade de HP da sua versão normal, logo é um Pokémon que pode ser facilmente encaixado em diversos decks do formato.


Igualmente do Moltres, ele chama atenção pelo simples fato de existir. Em relação a poderes, nada demais. Porém, em 2 turnos você pode conseguir atacar um bom adversário com 50 e deixá-lo paralisado, pronto pra ser nocauteado no próximo turno com Ice Wing.

Mais um Pokémon EX fantástico. Em 2 turnos ele já pode atacar com 60 e descartar 1 energia especial ligada ao Pokémon Defensor, ou seja você pode descartar uma Double Colorless ou Rainbow que seja fundamental ao adversário. Hail Blizzard é o golpe devastador desse Pokémon EX, nocauteando uma série de Pokémons adversários, porém Kyurem EX não poderá atacar com esse mesmo golpe no próximo turno. Não creio que seja um efeito muito prejudicial, pois Frozen Wings é um bom ataque.


O último do trio de pássaros lendários da 1ª Geração, Zapdos é um destaque em qualquer coleção que esteja presente. Nesta expansão, ele aparece com um ataque muito útil, que é o Random Spark, pois atacar 50 em alguns Pokémons do banco adversário pode ser de grande importância, devido a conseguir nocautear babys e alguns básicos com 50 de HP.



O potencial desse Zekrom já está evidente na descrição da própria carta. O que é interessante destacar é a troca de efeitos dos golpes que eles promoveram em Reshiram, Zekrom, Reshiram EX e Zekrom EX. Enquanto Reshiram atacava 120 descartando 2 energias de fogo, Zekrom atacava 140 e causava 40 em si mesmo. Agora, Reshiram EX ataca 150 causando, podendo causar 50 em si mesmo, e Zekrom EX causa 150, descartando 2 energias dele.


Uma das melhores cartas lançadas até o momento. Mewtwo EX ataca com 20x o número de energias ligadas nele e no oponente. Ou seja, com 2 double colorless nele e 2 energias básica no adversário, ele já ataca com 120, podendo aumentar indefinidamente. Seu ataque Psydrive também não deve ser descartado. O mais importante são os 170 de HP, que o permitem resistir a diversos ataques. O fato de ser básico também é muito importante por poder receber Eviolite.


A melhor amiga do Mewtwo EX. Ela existe pelo simples fato de poder dobrar o número de energias psíquicas ligadas a um Pokémon psíquico, logo a energização do Mewtwo EX fica muito mais rápida pra que ele possa atacar com X-Ball.


O primeiro Darmanitan no Zen Mode lançado no TCG. Seu ataque, DarMAXitan permite que você jogue uma moeda pra cada energia ligada no Darmanitan, por cada cara que der ele ataca com 50. É um dano devastador, principalmente quando combinado com o Victini Fire da coleção Noble Victories.


Muitas pessoas não gostaram dessa carta, mas eu acredito que ela tenha sua utilidade e alguns decks. Se você estiver batalhando contra um deck que se baseia em um Pokémon cheio de energias, como Mewtwo EX e Darmanitan, o Shiftry pode lhe salvar da derrota. Pois, com sua habilidade Giant Fan ,ao descê-lo pra evoluir um Pokémon, você pode escolher um Pokémon adversário e forçar o adversário a embaralha-lo ,junto a todas as cartas ligadas nele, ao deck dele.  Sua desvantagem é o fato de ser estágio 2 e ocupar muito espaço em um deck.
Pokémon EX e ainda por cima Normal-Type, tem que ser fantástico. Regigigas EX funciona muito bem em qualquer deck, mas em decks em que você usa ataques que também causam dano em seus Pokémons do banco, ele é fenomenal. Com seu ataque Raging Hammer, o Regigigas EX ataca 50 mais 10 adicionais por cada contador de dano nele, e a melhor parte é que ele tem 180 de HP!. Caso você não tenha Pokémons que causem dano em Pokémons do seu banco, pode começar seus turnos com Giga Power, atacando 80 e levando 20 de dano, até acumular dano suficiente pra disparar um poderoso Raging Hammer e nocautear o Pokémon princial de seu oponente.

Esse Pokémon tem apenas 50% de chance de sofrer qualquer dano todo turno e ,além disso, ele causa 50 de dano em um turno e 100 no outro. Nada mais a declarar.

A função do Persian em qualquer deck será, unicamente, atacar com o Nasty Plost e formar todo o seu set antes dele ser nocauteado. É muito útil tê-lo no deck, principalmente se sua estratégia for difícil de ser formada.

O Supporter que merece destaque nessa expansão. Ele permite que procure por 3 energias básicas em seu deck e coloque em sua mão. Com isso, fica muito mais fácil jogar com alguns decks que necessitam de uma rápida energização de Pokémons.


É um Pokémon bom, devido à capacidade de você substituir um Pokémon seu por outro do banco. Quem joga TCG, sabe que é muito frequente se ter problemas devido ao custo de recuo.  Reshiboar ,então, que o diga. Seu ataque Crushing Ice ainda consegue causar 60 de dano mais 10 por cada energia necessária pra recuar o Pokémon defensor. É um Pokémon que pode estar presente em alguns decks da temporada, porém o fato de ser estágio 2 reduz bastante sua chance de ter lugar cativo em alguns decks.


Bem, espero que tenham gostado da análise de uma das melhores expansões já lançadas até hoje no Pokémon TCG. Próxima semana falaremos da expansão Dark Explorers. The Nightmare with Dark EX Will begin.
David Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário