segunda-feira, 18 de junho de 2012

#2 - Vamos jogar Pokémon TCG?




A  expansão Emerging Powers (Poderes Emergentes, no Brasil) é a primeira da série de expansões de Black&White. Foi lançada em Agosto de 2011 e contém 98 cartas em sua coleção. Foram lançados 2 Theme  Decks para esta expansão, sendo eles o Power Play e o Toxic Tricks. O primeiro tem como Pokémon principal o Krokodile e o segundo coloca em destaque o Scolipede, por mais que muitos fãs digam que o grande trunfo do deck é o Sigyliph com seu Psychic Assalt. Nesta coleção vale a pena destacar alguns Pokémons que vieram com golpes e Abilitys interessantes, além de um item que todos são unânimes em elogiar.

1.Beartic Holo                           
O Beartic foi uma das cartas mais fantásticas lançada na expansão, pois com seu golpe Sheer Cold você consegue bloquear o ataque do seu oponente no próximo turno e ainda ataca com 50! No próximo turno, você ataca com o Icicle Crash e totaliza 130 de ataque em 2 turnos, nocauteando a maioria dos pokémons de toda a coleção Black&Wite e sem ter nenhum dano causado ao Beartic. O problema maior que vc pode encontrar é o adversário recuar o Pokémon dele pagando o custo de recuo (o que não deixa de ser uma vantagem) ou usando um ítem de substituição (até a temporada passada esse problema seria fácil- mente solucionado com a presença do Vileplume em seu banco, pois o PokéBody dele impedia que ambos os competidores usassem itens). Mesmo que ele consiga recuar seu Pokémon, o Beartic tem 130 de HP pra segurar o dano de um próximo ataque e você repetiria o ciclo. Caso ele continuasse recuando seu Pokémon ativo, os pokémons do oponente já teriam uma carga de dano considerável para que você nocauteasse com certa tranquilidade com outro de seus Pokémons, caso o Beartic viesse a ser nocauteado.



2.Sigilyph
O Sigilyph é , ao meu ver, a  grande surpresa dessa expansão.  Um Pokémon básico que tem uma quantia razoável de HP e que com 3 Incolor Energy usa um  golpe que pode ser fatal pra quem não tem Reuniclus em seu banco usando Damage Swap (Ability que permite mover contadores de dano como você quiser entre seus pokémons, durante sua vez de jogar). O Psychic Assault ataca com 40 + 10 para cada marcador de dano que  o adversário tiver, logo em 2 turnos ele ataca um mesmo Pokémon com 120, nocauteando uma gama enorme de Pokémons.  Uma tática interessante é utilizar Eviolite (PokéToll que quando ligado a um Pokémon básico aumenta seu HP em 20) e ir colocando as energys nele enquanto ainda esta em seu banco. O mais curioso é que ele foi lançado como um Pokémon Incomum.







3. Gothitelle Holo
Todos esperavam qual seria o Pokémon ‘’Ítem Locker’’ que iriam lançar nessa coleção Black&White, eis que surge a Gothitelle! Com sua Ability “Magic Room’’, a Gothitelle impede que seu oponente use qualquer item, enquanto ela for seu Pokémon ativo. Ela tem 1 vantagem e  1 desvantagem em relação ao Vileplume da coleção HS, a vantagem é que, diferente do Vileplume, você não sofre o mesmo lock da Ability dela, já a desvantagem é que ,diferente do Vileplume, essa Ability só pode ser usada enquanto ela é seu Pokémon ativo. Mas ela é tão útil, que isso se torna bobagem! Com seu poder Madkinesis, a Gothitelle ataca com 30 + 20 de dano pra cada Psychic energy ligada nela, logo você pode em seu segundo turno (tendo Rare Candy disponível) já ter uma Gothitelle atacando  com 50 de dano (Double Colorless Energy + Psy Energy ligadas nela),e aumentando esse dano em 20 a cada vez que ligar uma Psy Energy.  Além disso, o Pokémon adversário não pode recuar por Substituição, apenas por Retreat Cost!  Os  130 de HP dela também permitem que não seja facilmente nocauteada nas primeiras rodadas. É um ótimo Pokémon pra se combinar com o Reuniclus.


4. Tornadus
Um bom Pokémon pra se ter em qualquer time. Por ser um Pokémon básico, o Tornadus pode ser facilmente obtido num primeiro turno com o uso do Pokémon Collector, e caso não tenha em mãos esse Supporter, pode achá-lo com Dual Ball, Pokémon Comunication, Poké Ball, etc.  Ao colocá-lo em jogo é interessante que ligue uma Double Collorless Energy nele de imediato e coloque-o como seu Pokémon Ativo. Tendo feito isso, é questão de 1 turno pra começar seu massacre inicial, pois ligando mais uma Double Colorless Energy nele você garante 80 de dano a cada turno e anula o efeito negativo o golpe dele, pois não tem Basic Energys ligadas nele. 110 de HP e 80 de dano garantido no 2º turno é algo fantástico em qualquer time, principalmente se você puder ligar o Eviolite nele.



5. Pokémon Catcher
ELE VOLTOU! A versão atualizada do Gust of Wind da Pokémon Base Set veio com o nome de Pokémon Catcher e já se tornou presença cativa em todo deck dessa temporada! Com seu efeito, você pode escolher qualquer Pokémon do banco adversário e troca-lo com o Pokémon ativo de seu oponente. Percebem a utilidade enorme dessa carta? Ela destrói times que dependem de um set forma- do no banco de um jogador. Com ela, você pode nocautear um Reuniclus do banco adversário e acabar com a estratégia healer dele, ou pode nocautear um Victini e impossibilitar o adversário de repetir o lançamento de moedas em ataques, e qualquer Pokémon que o oponente necessite ter em seu banco para o andamento de sua estratégia! 


Segue a lista de Cartas da expansão Emerging Powers:

http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Emerging_Powers_(TCG)

Esse foi um pequeno resumo de Pokémon Emerging Powers! Na próxima semana falaremos sobre a expansão Noble Victories!

David Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário