terça-feira, 26 de junho de 2012

#3 - Vamos jogar Pokémon TCG?



Hoje falaremos um pouco a respeito da expansão Noble Victories (Vitórias Nobre, em português) de Pokémon TCG Black&White. Essa expansão foi lançada em Novembro de 2011 nos EUA, e tem lançamento previsto para o final de Junho de 2012 no Brasil, pela Copag. A coleção conta com 101 cartas e trás como Pokémon tema da expansão o Victini.



Os decks são o Fast Daze (Grass/Fire),tendo como Pokémon em destaque o Accelgor, e o Furious Knight (Steel/Lightining), tendo como Pokémon em destaque o Escavalier.  Analisando bem esses theme decks, percebemos que os Pokémons em destaque pouco merecem alguma análise, pois não são de grande utilidade em alguma estratégia. Porém, podemos ressaltar a inclusão da Leavanny e da Liligant, em Fast Daze, e do Druddigon, em Furious Knight.


A Leavanny tem uma Ability que muitos jogadores conhecem graças ao Metapod da coleção HearthGold/SoulSilver. Com essa Ability, cada Pokémon seu que tiver uma energia ligada a ele não tem fraquezas. É bem melhor em relação ao Metapod, pois este só anulava as fraquezas dos Pokémon grama.



A Lilligant tem um ataque muito interessante chamado Aromax, que permite que você remova todos os marcadores de dano de algum Pokémon do seu banco. É um ataque perfeito pra se combinar com o Reuniclus, caso você não queira ocupar espaço no seu deck montando um Serperior que utilize o Royal Heal todo turno pra curar o danos organizados pelo Reuniclus. Outra coisa boa da Lilligant é o ataque Windmill, pois ele causa 30 de dano ao adversário e você a troca com algum Pokémon de seu banco (Algo semelhando ao U-Turn, no vídeo-game).


O Druddigon merece ser analisado graças a sua Ability Rough Skin. Essa Ability permite que, quando o Druddigon sofrer dano de seu adversário, você cause 20 de dano ao Pokémon ativo de seu oponente. Pelo fato de ser um Pokémon básico, o Druddigon está inserido em diversos decks, já que em 1 rodada, ao colocá-lo como seu Pokémon ativo, você já começa ganhando tempo pra formar seu set (já que o adversário pode optar por não lhe atacar), ou já começa causando 20 de dano pra cada turno em que sofrer dano do adversário. Os 100 de HP dele ajudam muito no início do jogo também, principalmente se você ligar Eviolite nele.

Vamos à análise de algumas cartas interessantes dos boosters da expasão Noble Victories:

WATER TYPE



01.Carracosta

Começamos as análises dos Pokémons aquáticos pelo Carracosta. Esse Pokémon estágio 1 causa muito estrago ao seu adversário, pois, além de seus 140 de HP, ele tem 50% de chance de reduzir qualquer dano causado a ele em 50 a cada turno, logo ele tem a capacidade de persistir muitos turnos no campo de batalha. Mas o estrago começa agora, pois com o seu ataque, Crunch, você causa 80 ao adversário e ainda descarta todas as energias ligadas nele, inutilizando-o pelo próximo turno. O Carracosta é um verdadeiro destruidor de decks. O item Cover Fóssil pode ajudar muito sua estratégia!



02. Seismitoad

Esse Pokémon gerou muita polêmica quando foi lançado nos EUA, pois seu ataque Round diz que causa 30 de dano vezes o número de Pokémon seus que tiverem o Round. A dúvida que surgiu foi a respeito de contar apenas os Pokémons no seu banco ou os Pokémons em todo o seu deck. Descobriu-se então que isso é referente a todos os Pokémons de seu deck, logo surgiu o formato de deck em que o competidor tem 4 Seismitoads  e ataca com 120 tendo apenas 2 energias incoloras (1 Double Colorless já resolve). Seus 140 de HP é um de seus pontos fortes também. É aconselhável que se tenha muitas Rare Candy em seu deck, pois assim você pode economizar na quantidade de Palpitoads que colocará em seu baralho.


03. Kyurem


Bendito seja Glaciate, o destruidor de bancos.
O Kyurem joga MUITO. Essa carta é um dos maiores trunfos da coleção Noble Victories, pois além de ser básico e ter 130 de HP (resistindo aos ataques de 120 de dano em 1 turno), o Kyurem tem Outrage e Glaciate, 2 dos melhores ataques que existem. A tática com ele é bem simples. Você forma um Kyurem no começo do jogo e consegue ligar 3 energias neles, sendo 2 de água. Tendo feito isso, você começa a atacar turno pós turno com Glaciate , destruindo o banco adversário aos poucos. Caso o Pokémon atacante seja muito poderoso, você pode usar Outrage pra nocautea-lo, quando vc estiver com uma grande quantidade de dano, e depois continuar o massacre ao banco adversário. Normalmente, a maioria dos Pokémons de banco nas primeiras rodadas tem de 40 a 90 de HP...não aguentando muitos Glaciate. É comum que um competidor vença o jogo em 3 turnos utilizando o Kyurem.


FIRE TYPE


01. Victini

Ao meu ver, essa foi a melhor carta lançada na expansão. Com sua Ability, Victoy Star, você pode repetir todos os lançamentos de moeda utilizados para o efeito de algum ataque. Ou seja, você tem o 2 chances de conseguir seu objetivo nas moedas, sendo fundamental pra quem tem decks que dependem de coin pra grandes ataques ou pra colocar condições especiais em seus adversários.

PSYCHIC TYPE


01.Victini

Tem quem ame e tem quem deteste, portanto vamos analisar os dois pontos de vista.
Esse Victini pode atacar com 120 necessitando apenas de 1 Psy Energy, porém pra isso você lança 2 moedas, se alguma delas for coroa o ataque não faz nada. Se a gente olhar criticamente, a probabilidade é pequena de atacar, porém se tivermos o fire Victini no banco, podemos repetir os lançamentos e ter uma nova chance de fazer o ataque funcionar. Convenhamos, 120 de dano no 1º turno é algo surreal. Podemos vencer o jogo em 1 turno destruindo o Pokémon ativo do oponente e se ele não tiver Pokémons no banco ainda. Vejo muita gente defender o deck Speed Zekrom, mas se pararmos pra analisar, a chance de dar DONK com esse deck em 1 turno é pequena também, pois precisamos combinar Zekrom + Pachirisu + Shaymin + 2 Lightining Energy.


02. Cofagrigus

Gostei muito desse Pokémon devido ao ataque Damagriigus, pois dá pra utilizar uma estratégia chamada Mirror Attack se você tiver o Cofagrigus como seu Pokémon ativo e um Reuniclus no seu banco. Imagine que o adversário lhe ataca com qualquer dano abaixo de 90, daí no seu turno você transfere todos esses danos pra algum Pokémon no seu banco com a Ability Damage Swap do Reuniclus e, em seguida, ataca com Damagriigus transferindo todos os danos desse Pokémon ao adversário. Ou seja, o seu oponente ‘’atacou’’ ele mesmo, se analisarmos nesse ponto de vista.


03. Chandelure

Excelente Pokémon! Com a sua Ability Cursed Shadow você pode colocar 3 marcadores de danos nos Pokémons do seu adversário da maneira que você desejar. Usando o ataque Eerie Glow, o Chandelure causa 50 de dano ao adversário e o deixa queimado e confuso, logo no próximo turno o adversário pode estar com até 130 de dano (50 + 20 do Burned + 30 do Cursed Shadow + 30 do Confused).

FIGHTING TYPE


01. Gigalith

Esse Pokémon é um dos principais da série de destruidores de sets. O ataque Core Cannon permite que ele cause 20 de dano vezes o número de Fight Energy ligadas nele à algum Pokémon adversário, logo ,com 5 Fight Energy, você pode nocautear facilmente Pokémons do banco do oponente que sejam necessário à estratégia dele. Os 150 de HP do Gigalith ajudam muito na hora de destruir o set adversário, pois ele pode aguentar 2 ou 3 turnos, dependendo do Pokémon ativo do oponente.



02. Conkeldurr.

A minha maior surpresa ao ver a expansão Noble Victories. Pokémons com 140 de HP já são bons por aguentar uma série de danos, porém um Pokémon com 140 de HP e que ganha +20 por cada Fight Energy ligada nele, é fantástico. Com 4 Fight Energy ligadas ao Conkeldurr, ele tem 220 de HP e ataca o adversário com 80 de dano. Além disso, você joga moedas até que se tire uma coroa, porém a quantidade de caras que se tirou antes disso acontecer é o número de cartas do topo do deck adversário que deverá ser colocada na pilha de discarte (Fire Victini pode ajudar muito se estiver em seu banco).


03. Archeops

Um Aerodactyl da Base Set melhorado. Muito interessante relançarem um Pokémon com Ancient Power! É muito útil utilizar essa habilidade em jogo, pois nem você e nem seu oponente podem evoluir Pokémon enquanto ele estiver em jogo, logo se você estiver com um Pokémon atacante evoluído e com poder suficiente(Gigalyph e Conkeldurr, por exemplo) e tiver um deck com muitos Pokémon básicos que possam decidir o jogo, é praticamente certa sua vitória ao colocar o Archeops em seu banco. Ele consegue travar completamente a estratégia adversário, se esta precisar de Pokémons evoluídos, logo é interessante que seu deck tenha uma estratégia baseada em Pokémons básicos e poucos evoluídos, pois você só poderá descer o Archeops quando estiver com os seus Pokémon devidamente evoluídos. Adoro esse Locker.

DARK TYPE


01. Hydreigon

Com sua Ability Dark Aura não importa quais os tipos de energia estejam ligadas nele, se tiver 4 delas você irá atacar com Berserker Blade. Esse ataque é excelente, pois, além de causar 60 ao Pokémon ativo de seu oponente, causa 40 de dano à 2 do banco adversário. É possível que em 2 ou 3 turnos você consiga já 3 Prize Cards. Os 150 de HP dele ajudam muito a mantê-lo em jogo por 2 ou 3 rodadas, dependendo do adversário.

STEEL TYPE


01. Bisharp

Gosto muito de Pokémons cujo ataque aplica dano multiplicado pelo número de energias ligadas nele. Com 3 Metal Energy ligadas ao Bisharp você já ataca com 100 e tendo como aumentar esse dano em 20 por cada Metal Energy que ligar adiante. O ataque Energy Stream ajuda muito nessa missão, pois te permite ligar uma Metal Energy da sua pilha de discarte direto no Bisharp e ainda causa 20 de dano ao adversário. 


02. Cobalion

Esse Cobalion é muito bom, pois além de ter um ataque que causa 20 + 20x o número de energias no Pokémon defesor, tem o Iron Breaker que ataca 80 e impede o adversário de atacar no próximo turno, obrigando-o a recuar seu Pokémon ou esperar que este seja nocauteado. A Gothitelle pode ajudar muito o Cobalion, pois com sua Ability ela impede que o adversário use itens, logo o adversário só poderá recuar seu Pokémon pagando o Retreat Cost.

Segue no link a lista com todos os cards da expansão Noble Victories:
http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Noble_Victories_(TCG).

Bem, pessoal. Esse foi um resumo sobre as principais cartas da expansão Noble Victories. Espero que tenham gostado das análises. Na próxima semana analisaremos a expansão Next Destinies.


David Lobo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário